No início do ano de 2019 nos deparamos com o rompimento de uma barragem de rejeitos da empresa Mineradora Vale, ocorrido em 25 de janeiro no município de Brumadinho-MG que teve como consequência direta na morte de mais de 200 pessoas e mais de 100 desaparecidos, contabilizando mais de 300 pessoas, além dos impactos no ambiente sem uma estimativa de valoração econômica dos danos. Este livro traz algumas discussões sobre os riscos de desastres abrangendo diversas ciências, daí os diversos enfoques multidisciplinares.
O livro é o resultado, em parte, do I Seminário Nacional Multidisciplinar Sobre Desastres - (SEM) DESASTRES e o VI Seminário Multidisciplinar sobre Desastres (Sem) Desastres (Regional), que ocorreu na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, na cidade de Campina Grande-PB entre os dias 25 e 27 de outubro de 2018.
O Seminário teve como objetivo principal mobilizar os poderes públicos, membros e líderes de comunidades vulneráveis a desastres e de organizações não governamentais para discutir sobre a problemática dos riscos de desastres, pesquisas e ações de extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica sobre o tema.
A ideia fundamental do evento desde o seu início, o I (Sem) Desastres ocorreu em 2012 em Natal, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, é que o evento propiciasse cada vez mais uma maior cooperação entre a academia, os órgão públicos, as organizações não governamentais e as comunidades vulneráveis na formulação de estratégias, políticas e ações, no sentido de tornar o Nordeste e as demais regiões brasileiras progressivamente integradas e resilientes na gestão de riscos de desastres.
O público participante do I SEMINÁRIO NACIONAL MULTIDISCIPLINAR SOBRE DESASTRES - (SEM) DESASTRES
2018 foi constituído por professores, estudantes, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo de instituições de ensino, líderes e membros de comunidades vulneráveis a desastres, voluntários, representantes de movimentos sociais, gestores e agentes do órgão municipal e estadual de Proteção e Defesa Civil, gestores e funcionários de secretarias e órgãos federais, estaduais e municipais de áreas afins à Proteção e Defesa Civil, líderes e membros de ONGs, representantes do Ministério Público do Meio Ambiente e de áreas afins ao tema dos riscos e desastres.
O (SEM) DESASTRES, I Seminário Nacional e VI Regional, justificou-se pela necessidade do crescente número de eventos que ocorrem no Brasil e nas diversas regiões com peculiaridades de cada lugar. Tratou-se do primeiro Seminário Nacional com o viés multidisciplinar.
Por fim, cabe salientar que congregar diferentes ramos do saber e agentes engajados (academia, poder público e comunidades) no tema dos desastres e sua prevenção para discutir ações e a gestão para redução dos riscos e desastres foi o intuito deste Seminário, e que terá sua continuidade na Cidade do Recife, em Pernambuco no ano de 2020.
O livro busca engendrar contribuições acadêmicas e técnicas, de universidades e entidades públicas envolvidas com a gestão de risco de desastres, para fortalecer uma cultura de redução de risco de desastres no Brasil e na Região Nordeste, através da realização do Seminário Multidisciplinar sobre Desastres, evento este que teve lugar na cidade de Campina Grande (PB) e cujo cerne das discussões se encontra materializada neste livro.