Multidisciplinary Perspectives about Disasters

O Livro foi organizado sob a responsabilidade do Núcleo de Pesquisa em Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ("NUPED-UFRN"). Os autores envolvidos criaram capítulos em três idiomas, inglês, espanhol e português, como estratégia de divulgação dos estudos de RRD realizados na América Latina.

Por mais recente que seja, os riscos e desastres têm desempenhado um papel importante na literatura científica internacional. Assim, pode-se observar que os eventos extremos têm causado prejuízos imensuráveis a múltiplos setores da sociedade, especialmente àqueles que se encontram em alta vulnerabilidade social, principalmente quando a realidade latino-americana reside na atuação desrespeitosa e negligente dos governos para com seus cidadãos. Os argumentos de tais governos baseiam-se exclusivamente no próprio fenômeno, ou seja, a busca premeditada pela naturalização do conceito de desastre, e não consideram os resultados derivados de omissões e medidas ineficazes.
A História tem ensinado à comunidade científica que a negligência descontextualizada dessa área significa desconhecer a complexidade do campo e os impactos em nosso cotidiano. A necessidade de uma mudança de atitude da comunidade científica e, consequentemente, uma transformação do paradigma em relação aos desastres, ou seja, a desnaturalização do conceito. Atualmente, a Pandemia Covid-19 tornou explícito o que falta ao governo apresentar ao público, ou seja, as vulnerabilidades do sistema e os interesses envolvidos, uma vez que os governos tomam medidas ineficazes para a prevenção e controle de eventos extremos com múltiplas vítimas.

Gêneros:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *