Sociedade-Natureza: compartilhando ideias, desenvolvendo sensibilidades

Capa de Livro: Sociedade-Natureza: compartilhando ideias, desenvolvendo sensibilidades

Neste livro discute-se questões processuais de suma importância para discussões da ciência na contemporaneidade e que se entrelaçam na relação sociedade-natureza. Quando nos referimos às propriedades dessa relação e seu caráter dito e contradito dos fatores que a alimentam, tanto em perspectiva interdisciplinar quanto multidisciplinar, nos deparamos com interlocuções que abrangem diversas concepções e perspectivas abarcadas pelo telos da natureza, (aqui entendida como um processo cuja estrutura epistêmica, se interliga conjuntamente à ação humana).

Assim, tal forma de apreensão do conhecimento, ao tempo em que se entrelaça às realizações humanas, se apresenta como uma das possibilidade de se conceber a Ecologia Humana, em sentido plural. Note-se que, o nosso leitor encontrará diferentes escalas na forma de abarcar aquilo que se postula como natureza do conhecimento.

Em dimensão multidisciplinar e também intra e interdisciplinar, os textos são apresentados na aludida empreitada, em três capítulos, os quais intitulamos de: Sociedade-natureza: reflexões através da geografia, Sociedade-natureza: reflexões através da ecologia humana e Sociedade-natureza: reflexões através da literatura e outras linguagens. Alertamos que apesar de os textos remeterem à natureza disciplinar da faculdade de pensar o homem, não intentamos esgotar e/ou limitar a ecologia do homem aos aludidos campos do saber. Tão somente pensamos em reunir diferentes interpretações daquilo que denominamos sociedade-natureza.

Dessa forma, a construção social do que vem a ser a aludida relação se encontra no cerne de cada artigo dessa obra, na teia do amalgama das vivencias dos homens em sua natureza factual e ima- terial; daí porque envidamos o presente esforço de compreender a fragmentação e ajuntamento, posto em evidencia na academia e nas diversas formas de materialização/imaterialização da relação humano/natureza.

Destarte, desejamos uma leitura proveitosa do conteúdo que deixamos ao nosso leitorado. Tendo em vista a importância dos temas tratados, esperamos que todas as reflexões venham contribuir para o incentivo à pesquisa, ensino e extensão, bem como para o enriquecimento daqueles a quem possam interessar os trabalhos aqui apresentados.

Sérgio Luiz Malta de Azevedo Luiz Eugênio Pereira Carvalho Josandra Araújo Barreto de Melo (Organizadores)

Gêneros:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *