Editorial Vol 3 Nº 3

Capa de Livro: Editorial Vol 3 Nº 3

EDITORIAL

Iva Pires

Numa reunião que aconteceu no final do Congresso de Ecologia Humana que decorreu em setembro de 2016, em Assunção, organizado pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Assunção (UNA)  discutia-se a  criação da Rede Latino Americana de Ecologia Humana – RELAEH. Nessa altura foi-me pedido para organizar o número 3 da Revista Ecologias Humanas.

Seguindo o espírito da reunião, neste número, procurei convidar investigadores de vários países da América Latina, dando um pequeno contributo para difundir a sua produção científica.

Assim, desde logo, temos uma NOTA SOBRE A ECOLOGIA HUMANA NA AMÉRICA LATINA do Juracy Marques, da UNEB, Brasil, e do Amado Insfrán Ortiz da UNA, Paraguai, sobre os objetivos da criação da rede.

O Brasil contribui com três artigos, ECOLOGIA DAS ÁGUAS E DAS ALMAS DE BOQUIRA: DILEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO SERTÃO BAIANO, de  Fátima Cristina da Silva Oliveira, Juracy Marques e Luciano Bomfim, todos da UNEB e ECOLOGIA HUMANA: A FUNÇÃO DA NATUREZA NA PSICOLOGIA ANALÍTICA, de Alisson José Oliveira Duarte, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, finalmente, A PERCEPÇÃO DOS PESCADORES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BAIXO SÃO FRANCISCO, de Thiago D’avilla, Marcos Vinícius Teles Gomes, Marcelo Fulgêncio Guedes Brito, da da Universidade Federal de Sergipe.

Do Chile, Gustavo Aravena Paillalef, Claudia Barchiesi Ferrari, Alan Garin Contreras, contribuiram com o artigo SISTEMAS AGRICOLAS Y GANADEROS INDIGENAS: EL CASO MAPUCHE EN TRES ZONAS AGROECOLOGICAS DIFERENTES DE LA REGION DE LA ARAUCANIA EN CHILE.

De Cuba,  Fernando  C.  Agüero – Contreras, Gretta E. Muñiz – García,  Yannet López – Verdecia e Yisel Herrera Martínez, contribuiram com o artigo UNIVERSIDAD Y ECOSISTEMA MONTAÑOSO GUAMUAHAYA.

Finalmente, a revista inclui ainda uma contribuição de Portugal, o artigo ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA ECOLOGIA HUMANA, de Iva Pires, Igor D’ Angelis e Ana Cristina Carvalho, do Programa de Doutoramento em Ecologia Humana, da Universidade Nova de Lisboa.

Trata-se de mais uma contribuição à reflexão sobre  a Ecologia Humana na atualidade. Desejo a todos (as) uma boa leitura.

Iva Pires

Lisboa, abril de 2017