PODA E ARBORIZAÇÃO URBANA

Série Educação e Ambiente Volume I

Capa de Livro: PODA E ARBORIZAÇÃO URBANA

Em dias tão quentes e ensolarados nada mais reconfortante que a sombra de uma árvore. Mas, o plantio e a manutenção de árvores nos centros urbanos, especialmente em cidades do semiárido, não é uma prática comum.

Poucas são as cidades que mantêm ruas e praças arborizadas, e, quando as possuem, parecem desconhecer os princípios básicos de manejo realizando podas desastrosas, retiradas de plantas antigas sem nenhum planejamento e cuidado, além de não haver a devida substituição daquelas retiradas.

Para a arborização urbana a poda é importante porque confere à árvore uma arquitetura adequada durante o seu desenvolvimento, por eliminar ramos mortos, danificados, doentes, praguejados e que comprometam, com o crescimento, a segurança elétrica da rede e a estrutura das residências. Assim, a poda empregada de forma correta, evita que a queda de ramos mortos coloque em risco a integridade física das pessoas e do patrimônio público e particular, bem como, impedir o emprego de agrotóxicos no meio urbano e evitar que a permanência de ramos danificados comprometa o desenvolvimento sadio das árvores.