Ecologia Humana e Agreocologia

Capa de Livro: Ecologia Humana e Agreocologia

Este livro é produto de discussões estabelecidas durante a realização da disciplina Teorias da Ecologia Humana e Agroecologia, do Programa de Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, ministrada pelos Professores Juracy Marques e Jairton Fraga, respectivamente. Observa-se a importância da Agroecologia para a Ecologia Humana; isto justifica-se já que a primeira apresenta seu enfoque voltado à sustentabilidade econômica, ecológica, social, cultural, política e ética direcionada a toda e qualquer forma de produção agrícola.

Em 2012, realizou-se o I Seminário Internacional em Ecologia Humana no Brasil, com o título “O Estatuto Científico da Ecologia Humana na Contemporaneidade: O Estado da Arte da Ecologia Humana no Brasil”.

As discussões do evento giraram em torno dos aspectos teóricos da Ecologia Humana. Observou-se como esta ciência vem sendo definida e trabalhada em diferentes partes do mundo. Constatou-se a dificuldade de pesquisadores em situarem seus trabalhos no campo da Ecologia Humana, particularmente nos aspectos relativos às metodologias de pesquisa aplicadas a este campo de conhecimento. O que observa-se em capítulos deste livro, produzido por discentes e docentes do Programa, são reflexões que apontam como a pesquisa tem se consolidado nesta área e, quais abordagens metodológicas tem oferecido suporte a investigações no campo da Ecologia Humana.

Este trabalho contribui com a divulgação e consolidação da Ecologia Humana, discutindo principalmente aspectos de desenvolvimento socioambiental sustentável no Nordeste brasileiro.

Amazile López Netto

Bolsista de Pós Doutorado CAPES – UNEB/PPGEcoH

Ilustradores:
Artistas de Capa:
Gêneros:
Tags: