Descomplicando as identidades LGBTQIA+

Capa de Livro: Descomplicando as identidades LGBTQIA+

Já parou para pensar que todos/as somos marcados/as pelo gênero e sexualidade? Apesar de ser algo comum a todos/as, temos uma tendência a não falar sobre o assunto, a não problematizar e considerar esses marcadores como naturais, como algo que está posto e pronto. Porém, quando percebemos que tanto o gênero quanto a sexualidade são construções sociais passamos a considerar novas possibilidades e enxergar uma diversidade que sempre foi invisibilizada.

O interesse em escrever este livro (e-book) surgiu de algumas inquietações ocorridas durante o meu processo de formação, quando tive acesso aos Estudos Queer durante o curso do Mestrado em Cultura e Sociedade (UFBA), trazendo à tona memórias e vivências da minha homossexualidade e possibilitando problematizar como eu lidava com minha sexualidade em sociedade.

Passei então a questionar as relações de poder que giram em torno dos marcadores sociais. Esses momento foi o start para o desenvolvimento de minha pesquisa de doutorado (UFS), que teve como resultado a defesa da Tese “Diáspora Trans: mobilidades e migrações espaçotemporal e de gênero”.

Esses anos de pesquisa sobre gêneros e sexualidades revelaram a carência que existe de debate sobre as identidades, práticas, desejos e culturas que compõe
a população LGBTQIA+ em todas as áreas de formação acadêmica. Quando pensamos no ensino básico e médio, essa ausência é ainda maior.

Após a idealização e coordenação do minicurso “Gêneros e Sexualidades em debate” (2020) e do curso “Tecendo o saber sobre as identidades LGBTQIA+” (2021)
foi possível perceber por meio dos depoimentos das/os participantes, a carência de materiais e discussões com uma linguagem acessível sobre gêneros e sexualidades.

Pensando em contribuir para amenizar esta lacuna, escrevo este livro com a perspectiva de alcançar as/os jovens, professoras/es e outras/os profissionais que
desejem refletir melhor sobre as identidades LGBTQIA+ em suas relações pessoais, profissionais e sociais em geral. 

Com uma linguagem de fácil acesso, mesclando teoria e o cotidiano, o livro irá se debruçar sobre as peculiaridades e diferenças que acompanham as construções das identidades de gêneros e sexuais, possibilitando ser utilizado como material complementar em escolas públicas e privadas, organizações sociais, instituições religiosas e demais espaços de agrupamento de pessoas que estejam dispostos a dialogar sobre o assunto com o intuito de minimizar as violências que são
geradas pela falta de informação.

Cleber Meneses

Data de Publicação:
Editores:
Ilustradores:
Artistas de Capa:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *