Quem somos ?

NOSSA VISÃO

Que a espécie humana seja um elo para a manutenção dos sistemas da Terra, do Universo.

NOSSOS VALORES

Promover a igualdade de oportunidade para promoção feliz de suas existências de todas as formas de vida.

Nosso Estatuto

ecologia humana

É incluir gente no ecossistema. Nenhuma espécie se sobrepõe a outra.

NOSSA DIRETORIA

Maria do Socorro Pereira de Almeida

PRESIDENTE
Doutora em Letras na área de Literatura e Cultura com ênfase na perspectiva ambiental. Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, coordenadora do Grupo de pesquisa em literatura, estudos culturais e socioambientais – GPLECS.

Ioná Pereira da Silva

VICE-PRESIDENTE
Ioná Pereira da Silva/Yalomifã é uma Makota Kididi (Sacerdotiza dos Povos de Terreiro-Nação Angola), Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH/UNEB, Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH/UNEB). Atriz, Dançarina e Coreografa, Escritora, Coordenadora geral da Associação Nacional de Preservação do Patrimônio Bantu (ACBANTU) no Território do Sertão do São Francisco, Conselheira Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselheira no município de Juazeiro de Segurança Alimentar e Nutricional, Terapeuta Holística, Fundadora e Coordenadora Geral do Instituto Cultural de Estudo e Práticas da Matriz Africana (ICMA) e da Ioartes Produtos e Serviços de Matriz Africana. 

Robson Marques dos Santos  

SECRETÁRIO GERAL
Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH/UNEB). Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH/UNEB). Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Pesquisador vinculado ao Projeto de Pesquisa/Extensão Nova Cartografia Social do Brasil/Bacia do São Francisco. Servidor Público Federal – Técnico Administrativo em Educação (Assistente de Alunos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano). Membro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH). Ambientalista e integrante do Movimento Salve as Serras. Experiência na área de Gestão Administrativa (Coordenador Especial de Atividades Educativas Noturnas – IF Baiano – e Coordenador de Assuntos Estudantis – IF Baiano) e na área de Educação e Interdisciplinaridade atuando principalmente nas temáticas: Ecologia Humana, Povos de Terreiros, Culturas Tradicionais e Rituais Religiosos. 

André Luís Oliveira Pereira de Souza   

TESOUREIRO
Mestrado Interdisciplinar em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (2019), Mestrado profissional em Rádio pela Universidade Complutense de Madri e Instituto de Rádio e Televisão Espanhola UCM/IRTVE (2011), graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão na Universidade Federal de Sergipe (2002). Tem experiência em coordenação e consultoria de Projetos de Comunicação, assessoria de imprensa, produção audiovisual, produção radiofônica/Sonora e processos de formação. 

CONSELHO GESTOR

Nilma Carvalho Pereira    

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da PPGEcoH – UNEB, Graduada em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com Especialização em Educação para a Convivência com o Semiárido pela Faculdade São Luís de França. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área de preservação socioambientais e culturais, junto aos Povos e Comunidades Tradicionais no sertão nordestino, com ênfase no Conhecimento, Uso e Manejo das plantas medicinais utilizadas por esses povos. Desenvolve trabalhos na área de Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável junto à Educadores e Comunidades. Possui experiência em Agroecologia, Economia Solidária e Agricultura Familiar. 

Silvia Janayna de Oliveira Veriato     

Graduação de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social do Brasil na Bacia do Rio São Francisco, Pesquisadora do Grupo Àwòrán: Experiências na criação de imagens para filmes de animação com história de Òrìsàs. Membro Fundadora da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH. 

Edivania Granja da Silva de Oliveira

Doutora em História Social pela USP. Mestra em História pelo UFCG (Campina Grande/PB). Com Especialização em História pela Universidade de Pernambuco e Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora de História no IF Sertão PE/Campus Petrolina. Realiza pesquisas sobre comunidades quilombolas e povos indígenas nas áreas de História, História Ambiental e Educação.