Conferência internacional sobre Ecologia Humana está com inscrições abertas

Conferência internacional sobre Ecologia Humana está com inscrições abertas

Conferência internacional sobre Ecologia Humana está com inscrições abertas

Sediado em Juazeiro e Petrolina, evento terá apresentação de vídeos e lançamento de livros

Relação do ser humano com o meio ambiente é um dos temas da Ecologia Humana | Foto: João Zinclar

A Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (Sabeh) irá realizar a XXIV Conferência Internacional da Sociedade de Ecologia Humana, evento promovido em formato virtual entre os dias 17 e 23 de outubro. Com sede em Juazeiro-BA e Petrolina-PE, essa é apenas a segunda edição organizada no Brasil. Dessa vez, o tema das discussões é: “Dinâmicas sociais e desafios globais: o papel da Ecologia Humana em um mundo em constante transformação”. As inscrições para participação, através de lançamento de livro, apresentação de trabalho audiovisual ou apresentação oral de artigo ou pôster, estão abertas até o dia 31 de julho e podem ser feitas online (https://www.even3.com.br/xxivshe/).

Os interessados em levar suas produções para o evento deverão, na primeira etapa, cadastrar um resumo, que será avaliado pela organização. Se aprovado, o trabalho completo precisa ser enviado até 18 de setembro. No caso dos vídeos, é necessário haver legenda em inglês. De acordo com Gustavo Negreiros, presidente da Sabeh e coordenador da Conferência, mesmo quem não é ligado ao meio acadêmico pode participar. “A Ecologia Humana permeia diferentes concepções de mundo, pensando as relações do homem com o meio, a natureza, a sociedade. E tem muitas pessoas que praticam isso no seu dia a dia sem estar nas universidades”, defende.

Segundo Negreiros, a Ecologia Humana é uma área de estudos abrangente. “A gente faz uma análise sistêmica da complexidade daquilo que nos faz humanos. Tentamos entender as dinâmicas das relações com o nosso meio físico, social, econômico, espiritual”, explica o coordenador. Assim, as discussões envolvem temáticas como política, meio ambiente, economia e cultura, entre outras.

A escolha do tema principal da Conferência também tem relação com a abrangência da Ecologia Humana e sua importância, especialmente após a Covid-19. “Quando veio a pandemia, discutimos se ela é reflexo das nossas relações, de um mundo que se transforma de formas drásticas. Por isso, entender a dinâmica e complexidade desses tempos e aprender uma forma de trabalhar com eles tem a ver com a busca por uma vida melhor”, afirma Negreiros.

O Vale do São Francisco é uma região em que essas discussões estão ainda mais presentes. A própria Sabeh foi fundada no município de Paulo Afonso-BA, onde o Mestrado em Ecologia Humana da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi criado. Hoje, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana (PPGEcoH) é sediado em Juazeiro e, além do Mestrado, oferta o primeiro curso de Doutorado na área em toda a América Latina.

Além disso, a presença de populações tradicionais na região, como indígenas e quilombolas, em um ambiente marcado pelo rio São Francisco e por grandes empreendimentos, chama a atenção dos estudiosos. “Quando olhamos para as discussões entre as diferentes tradições e populações humanas que aqui vivem e os projetos desenvolvimentistas, como as hidrelétricas, o agronegócio e, recentemente, a usina nuclear e a mineração, vemos um ambiente propício para discutir o que somos e como lidar com isso. É preciso também entender as relações das pessoas com o rio, seja por uma visão espiritual, como fonte de sobrevivência ou como recurso natural”, explica Gustavo Negreiros.

Para o presidente da Sabeh, o evento representa a oportunidade de debater essas e outras questões com o mundo inteiro. “Às vezes, a gente só entende um problema quando percebe como o vizinho está resolvendo o mesmo problema. É preciso ver o que outras pessoas ao redor do mundo estão fazendo e conhecer a diversidade que existe nele”, declara Negreiros.

A XXIV Conferência Internacional da Sociedade de Ecologia Humana é organizada pela Sabeh em cooperação com o PPGEcoH, a Uneb e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Também conta com o apoio da Sociedade de Ecologia Humana (SHE), da Sociedade Latinoamericana de Ecologia Humana (Solaeh) e da College of the Atlantic. Para mais informações, basta acessar o site da Conferência (https://www.even3.com.br/xxivshe/) ou o perfil do Instagram (https://www.instagram.com/she_brazil/).

Serviço

O que é: XXIV Conferência Internacional da Sociedade de Ecologia Humana

Quando será realizada: de 17 a 23 de outubro, virtualmente

Quem pode participar: qualquer pessoa interessada na temática

Formas de apresentação: oral (artigo), pôster, vídeo ou livro

Prazo para submissão de resumos: até 31 de julho

Prazo para submissão do trabalho completo: até 18 de setembro

Valor das inscrições: $25 (para estudantes) e $75 (para profissionais)

[T] João Pedro Ramalho

No comments.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *