Revista Ecologias Humanas – Vol. 5 nº. 6 – 2019

Capa de Livro: Revista Ecologias Humanas - Vol. 5 nº. 6 - 2019
Parte da Vol 5e série:
  • Revista Ecologias Humanas - Vol. 5 nº. 6 - 2019

O volume da Revista Ecologias Humanas, que intitulamos edição especial, apresenta aos leitores, os artigos apresentados no I Seminário Nacional sobre Desastres – (SEM) Desastres. O aludido evento ocorreu em Campina Grande-PB, nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2018, nas Instalações da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e teve como objetivo congregar diferentes ramos do saber e agentes engajados (academia, gestão pública e comunidades) no tema dos desastres e sua prevenção para discutir ações e a gestão para redução dos riscos e desastres.

Os trabalhos versam sobre áreas temáticas dentro do assunto geral que são os Desastres. Ressaltamos, quanto a organização e realização do mencionado evento, a ação do geógrafo Prof. Dr. Sérgio Murilo S. de Araújo, pelo empenho em fomentar uma discussão tão relevante no interior do Nordeste brasileiro, em especial, em trazê-lo para o âmbito acadêmico no município de Campina Grande-PB.

Assim, os trabalhos aqui apresentados estão centrados na ideia de ação e de gestão ambiental e, por esse motivo, se inserem na perspectiva da Ecologia Humana. Lembramos que o programa de Pós- Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, sediado na UNEB de Juazeiro - DTCS III, vem produzindo pesquisa em nível de Mestrado e agora, também, de Doutorado, que ora reflete concepções que partem de orientações mais humanistas, porém sem se descuidar das intersecções técnico-científicas. Assim, ora partem de contexto que prestigiam os estudos técnicos, no sentido da ação e da gestão socioambiental, mas que buscam também integrar-se às perspectivas humanísticas, em sentido lato.

Dr. Sérgio Luiz Malta de Azevedo Dra. Maria do Socorro Pereira de Almeida

Assim também o faz a SABEH – Sociedade brasileira de Ecologia Humana, que através da sua editora, publica diversos livros no campo da Ecologia Humana e com temas correlatos. Todos de acesso público e gratuito.

A revista Ecologias Humanas é um desses veículos de difusão de conhecimentos e acredita que os artigos aqui veiculados possibilitarão contribuir para difusão do conhecimento científico, constituindo-se, assim, em um instrumento essencial na formação de estudantes, professores, técnicos e interessados nessa temática

Desejamos uma excelente leitura!

Editores:
Ilustradores:
Artistas de Capa:
Gêneros:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *