Òsányìn: Os Segredos e Mistérios das Folhas Sagradas

Capa de Livro: Òsányìn: Os Segredos e Mistérios das Folhas Sagradas

Esta publicação é parte integrante da Série Òrisà – disponível no Projeto da Nova Cartografia Social da Bacia do Rio São Francisco, que de maneira especial, neste número apresenta o Òrisà Òsányìn, o feiticeiro, médico do corpo e da alma na magia africana, que conhece todas as folhas, frutos e vegetais e, como conhecedor dos profundos segredos, as utilizam para curar todos os males.
Os Povos de Terreiros em sua cosmologia cultuam essa divindade como um dos mais misteriosos. Talvez por esta profundidade, as lacunas emergem na infinitude do tempo e dos textos. Nas folhas deste caderno, não se revela Òsányìn, isto seria impossível, antes, porém, se revela a necessidade de pensar a necessidade que o mundo tem de Òsányìn. Este Òrisà em tradução Yorubá significa: Ò – aquele que faz, SÀN – curar,
YÍN – clamar, louvar = Aquele que faz curar e louva por isso.
Talvez por isso, Deus criou as folhas para revelar suas mãos e curar a nós com alegria.
Apresentar Òsányìn não tem a pretensão de revelar seus segredos e mistérios, isto seria impossível. Não se toca a divindade de Deus, se não pelo coração. Estes escritos têm somente uma aspiração, de inspirar ao ser humano gratidão a Deus, por dispor de sua natureza e oferecer a nós a oportunidade de tocá-Lo. Tocar em suas mãos como uma poesia, sentir seu odor com prazer, enxergar seus círculos cromáticos como um sonho e alcançar sua identidade para nos compor à natureza de nossa origem.
Estes escritos são revelações da reconciliação com Deus e a descoberta do amor a um Òrisà: Òsányìn.
Uma boa leitura com muitas folhas para cuidar! Para que nunca esqueçamos de onde viemos, da terra que tudo dá.
Alzení Tomáz

Editores:
Ilustradores:
Artistas de Capa:
Gêneros:
Tags:
Excerpt:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *