BOLETIM INFORMATIVO Pescadoras e Pescadores Artesanais do Cânion do São Franscisco

ISBN Impresso: 978-65-5732-025-9 ISBN Digital: 978-65-5732-024-2

Capa de Livro: BOLETIM INFORMATIVO Pescadoras e Pescadores Artesanais do Cânion do São Franscisco
Parte da Vol 2 série:

O fascículo das comunidades pesqueiras teve o propósito de dar visibilidade a presença da pesca artesanal na região do Cânion, uma vez que o governo pretendia criar uma unidade de conservação integral, onde a categoria ambiental de Parque, proposta inicial, levaria ao deslocamento de inúmeras famílias, a exemplo do deslocamento de cidades, comunidades, povoados retirados compulsoriamente com a construção dos barramentos hidrelétricos no São Francisco.

A região não suportaria mais deslocamentos, o que levou agentes do Ministério do meio ambiente e do Ministério Público, apresentar proposta de criação do MONA, categoria menos restritivas que possivelmente, consideraria atividades como a criação de pequenos animais e a pesca artesanal. Neste período, os pescadores artesanais realizaram inúmeras mobilizações sociais com audiências públicas junto ao Ministério Público, entre outras ações de natureza organizativa.

A construção do fascículo da nova cartografia social junto aos pescadores e pescadoras artesanais, foi um importante instrumento que deu visibilidade a pelo menos de 1200 famílias pesqueiras presentes nesta região. Inúmeros debates avaliaram os impactos que as populações
locais teriam com a criação do MONA.

Data de Publicação:
Editores:
Ilustradores:
Artistas de Capa:
Gêneros:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *